Ser Livre ou ser Refém de pensamento de outros

Há muito que alguns Partidos se entregaram ao esvaziamento das ideias. Ao apagamento das opiniões. E os militantes, de base, ou com funções e responsabilidades, têm-se entregado à sua anulação. Voluntariamente ou não, este processo tem, gradualmente, mas com muito mais intensidade com esta direcção do Partido Socialista, conduzido a este desinteresse dos portugueses, ao processo de crescimento constante da mediocridade, com a triste consequência de nos virmos a braços com impasses e crises de natureza política e governativa.

No PS, o medíocre e inculto, atroz ditador, Sócrates, o mais triste e ridículo de todos os políticos que nos surgiram em tempo de Democracia, conduziu à transformação de um Partido com pergaminho de democrata e de gente com ideias válidas, num clube. Um clube onde se diz que o melhor é nem pensar. Melhor é ter quem 'pense por nós'. Esta, a ideia mais confrangedora para quem se diz democrata e ter conhecido a Ditadura de Salazar. Esta a ideia e a atitude de auto-resignação, mas mais, de auto-anulação que só levará ao empobrecimento social, de que muito gabamos outros países, do seu oposto.

Mas este problema, este Dilema, não atingiu apenas o PS, embora seja mais grave, mais intenso e profundo nesse Partido. O PSD tem estruturas que sofrem do mesmo mal, embora não seja o caso desta Direcção Nacional actual.

O PCP obviamente, sofre deste mal desde sempre. Está na sua génese e natureza. Por isso mesmo é muitíssimo pouco útil a uma Democracia.

Em teoria o Bloco de Esquerda não devia ter entrado por essa transfiguração que levará o PS a uma crise interna profunda, muito proximamente, por opção própria. Mas o Bloco tem desde há muito, com excepção, talvez, dos seus primeiros tempos, apresentado a mesma atitude. Uma anulação das ideias e das pessoas. Um apagamento permanente de quem por si mesmo tenha a veleidade de querer pensar e agir.

O que diz Louçã é brilhante, inteligente e fundamental. Sempre. Tal como Sócrates. Têm bem mais em comum do que querem deixar crer. Com a diferença básica, mas ainda importante, de Louçã ter formação. Formação académica superior. Que Sócrates não tem absolutamente nenhuma.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Sondagem Legislativas 2009

Os próximos 26 anos num país com 50 de socialismo

Viver o tempo de um herói