Um bom "repasto" neste Inverno
Max Bruch e o seu "Concerto para Violino No. 1 em Sol menor, Op. 26" acompanharam-me a caminho de casa, no regresso do trabalho.
Trata-se de uma daquelas obras pouco conhecidas do grande público, talvez por exigirem um ouvido mais atento, ou um momento de especial dedicação à audição deste género de música dita clássica.
Mas é inscontestavelmente uma beleza melódica que, depois de lhe ter sido dedicada a audição devida, temos prazer em estimar, como se tratasse de um objecto raro de colecção.
Se tecnicamente não estou à altura de discutir os seus detalhes de construção, nas principais vertentes de uma composição (ritmo, melodia, harmonia, tonalidade) como ouvinte e amador apaixonado pelo género, tenho para mi de que se trata de uma composição sinfónica de dificil execução, quer para a orquestra, para o maestro e principalmente para o solista.
Recomendo especialmente a interpreteção de Anne-Shopie Mutter, solista num concerto dirigido pelo polémico, famoso e saudoso maestro Herbert von Karajan à frente da não menos famosa orquestra Filarmónica de Berlim.
Como acompanhamento (neste caso por esta ordem de importância/relevância) um bom livro, tipo Amin Malouf, Arturo Perez Reverte ou um clássico, como Faulkner ou Steinbeck.
Servir frio ao fim de semana (quero dizer com frio) à lareira.
Comentários
Beijinhosssssss
Vai... a comprar qualquer coisas de clássica, vá!
Recomendo: Concertos para violino de Bach, por exemplo ou Vivaldi, mais acessível e de paixão imediata e segura.
Beijinhos.
Bj