1965 Nat King Cole dies

Jazz singer and pianist Nat King Cole dies of lung cancer at age 46. (In The History Channel)

Nat King Cole faleceu há quarenta anos, de cancro pulmonar. Não sendo um admirador especial da sua música, reconheço, porém, ter tido o mérito de criar um estilo muito próprio, muito pessoal, o que, para mim tem sempre um valor acrescido quando se trata de uma actividade criativa.

Mas há um aspecto interessante- e polémico- associado à morte de Nat King Cole: a sua filha publicou, em 1991, um álbum em mistura de voz com a do pai (Unforgettable With Love)...montagem elaborada electronicamente, com uma perfeição técnica inexcedível. O álbum foi sucesso, nos tops como Nº1, durante cinco semanas e ganhou mesmo um Grammy for Best Album of the Year.

Se para mim, o caso concreto do album em causa, não me causa repulsa nem me surpreende, deixa-me ainda assim a interrogação sobre a autenticidade e valor de tal tipo de trabalhos de montagem- mistificação?- tal como, aliás, e bem pior, o hoje usado e abusado play-back, em espectáculos ao vivo e, principalmente televisivos. Não me conseidrano purista, nestas coisas, fico, em todomo caso, com a sensação de estar a assistir a uma espécie de "arte de plástico" que não me agrada.
Posted by Hello

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Millennium de Stieg Larson: Os homens que odeiam as mulheres

A memória cada vez mais triste do 25 de Abril