O PIOR Governo da Europa

Temos o pior Governo da Europa. Já não me restam dúvidas.

Há dez anos que a má fé dos vários governos tem levado a fazer previsões erradas, agora entende-se que levianamente, para, assim, negociar por baixo os aumentos salariais, com os Sindicatos e com a Concertação Social.

Mas mais sintomático é que todo este estado de coisas, esta pioria da nossa economia e do nosso poder de compra, aumento do desemprego- hoje confirmadas pelas previsões da OCDE- tem sido gerido por governos socialistas, pois, em dez anos, apenas houveram dois anos de governos PSD.

Se não vejamos (tudo indicadores confirmáveis pela UE, OCDE, Banco Mundial, etc):



  • temos o pior poder de compra da União Europeia e agora ao nível do que há vinte e dois anos tínhamos;
  • temos o maior crescimento de desemprego da UE, ainda não a maior taxa, mas o maior crescimento de desemprego de longo prazo;
  • somos o único país da UE a descer no Índice de Competitividade Internacional (em 27º lugar no tempo de Cavaco Silva e agora em 47º!;
  • estavámos com um crescimento económico de mais de 3% no tempo de Cavaco (um dos mais elevado da Europa ainda nem atingido pela média europeia, hoje em dia) e agora estamos com 1,2% e o desemprego...cerca de 4% em 1995 ( o mais baixo da Europa), quando Cavaco saiu do Governo e agora + 7% acima da média europeia (6,6%)
  • temos a despesa pública mais pesada e sem solução de toda a Europa ( a dívida do Esatdo, para pagar o défice público já cresceu mais de seis vezes (6!!!) desde o tempo do Governo de Cavaco Silva estando agora em mais de 60.000 milhões de Euros e continua a crescer, a uma taxa que é mais do dobro do nosso crescimento económico. (3%!!!)- isto para dizer que estamos a regredir e que tudo que no passado recente de há pouco mais de dez anos foi feito, está a ser desmantelado, em favor de interesses minoritários e delapidadores dos parcos recursos nacionais. Mas também para dizer que se se conseguiu uma vez, pode-se conseguir de novo, mas comprovadamente com 'outra gente' e 'dessa'....já não lá ninguém, em nenhum partido político!
  • mas há mais: electricidade e telecomunicações das mais caras da europa- essencial para a competitivade das empresas e para o poder de compra das famílias- internet mais cara, impostos mais elevados, bens essenciais (pão, leite...) cerca de 20% mais caros do que em Espanha, combustíveis mais caros, automóveis a preços de luxo- também os mais caros.

Só a comparação destes indicadores chegava para nos dizer que, de nada servem as medidas ditas de contenção e restritivas e que, como já se sabia, este é o pior Governo da Europa e o pior dos últimos anos em Portugal. Porque...

... se o nosso poder de compra, o desemprego, a dificuldade crescente de um português poder mudar de vida- e assim seguir a tese do próprio governo sobre empreendedorismo cai totalmente por terra!- não fossem suficientes para rotular tão mal o nosso Governo (esse mesmo que continua com sondagens favoráveis?!), de dar uma educação de qualidade aos seus filhos e, não se virem confrotadas muitas famílias com o drama de os filhos terem de ir trabalhar porque os pais não cosneguem sustentar a casa, enm têm emprego , nem formação para o recuperar em tempo razoável...então as declaradas prepotências e atentados à liberdade de expressão já talvez justificassem...

A DEMISSÃO DO GOVERNO!

E...ainda falta dizer que não há perspectivas de isto mudar, pois nem vão melhorar:

  • a educação;
  • a competitividade económica;
  • o crescimento económico;
  • o nosso bem estar comum;
  • o futuro optimista dos nossos filhos;
  • a investigação em ciência;
  • a literacia dos portugueses;
  • a maturação da nossa Democracia:
  • a nossa capacidade crítica como cidadãos responsáveis e participativos;
  • a inversão da nossa tendência depressiva, como economia e como sociedade.

...e também porque não nos livraremos de tão incompetente e arrogante Governo, nem o Presidente da República os irá demitir!

Aliás, só vai piorar. Já o disse aqui há dois anos, há três anos, há quatro...mas as pessoas simplesmente não querem saber. Não querem saber de desgraças e fazem como a avestruz. Apenas. Preferem as trivialidades da blogosfera. É natural. Não causam preocupação ou sofrimento.

Se não mudamos nada, ou não acreditamos ser possível, mais vale...só nos resta...emigrar e esquecer este Portugal que nos viu nascer!

PORQUE ISTO NÃO SE SUPORTA MUITO MAIS.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Millennium de Stieg Larson: Os homens que odeiam as mulheres

A memória cada vez mais triste do 25 de Abril