Argumentos infantis

Os argumentos e as bases da extemporânea, desenquadrada e retrógada candidatura de Soares, partem de um errado presuposto, que se quer a todo o custo fazer passar como mensagem nacionalista, ao povo português:

O de que sendo ele uma referência na vida política nacional se sente obrigado, melhor, compelido, a se candidatar porque é urgente dar uma nota de positivismo, de ânimo e de optimismo a todo o país.

Será ele a pesssoa indicada? Se, ao apresentar a candidatura, uma das ideias que ventilou foi a de uma certa urgência na vida nacional, ou de uma certa fatalidade, principalmente se se confirmar a candidatura de Cavaco Silva.

Estamos outra vez, como Soares tanto aprecia, numa daquelas ocasiões em que se dramatiza a situação, que pode advir da vitória do candidato que não é da esquerda (neste caso não é indiferente que possa ser Cavaco Silva...)

Dois erros pois, melhor três, em todo este processo:

  • Soares foi uma referência na nossa política, mas as referência não sendo eternas, ele não a é mais;
  • Dramatizando a situação, põe-se, em primeiro lugar, em causa, o desempenho de um Presidente cessante socialista, também ele e o de um Governo maioritário;
  • O de apenas os políticos da áera socialista serem patriotas e democratas e os restantes ameças à Democracia
Os dois primeiros erros de concepção desta candidatura-em-desespero por parte da esquerda voltar-se-á contra a própria esquerda. O terceiro é muito mais lesivo da Democracia do que uma qualquer eventual e remota ameaça de direita ou liberal- como se aidna hoje fosse possível uma regulação nacioanl da vida económica, que não se faça depender das orientações da União Europeia!

Muito grave é esta nuvem socialista, feita de gente que nuonca fez mais nada que não fosse depender da política e do Estado. E se a nuvem se estendesse a Belém, numa perigosa- essa sim- hegemonia, coisa que o nosso povo não permitirá, então já nem vale a pena...sentirmo-nos portugueses...

...o que a Espanha- posso afiançar- agradece ( e nem quer saber de nos retirar a independência como nação, sair-lhes-ía muito mais caro!)

Pois, Mário Soares nem parece ter a noção daquilo a que nos quer conduzir!

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Millennium de Stieg Larson: Os homens que odeiam as mulheres

A memória cada vez mais triste do 25 de Abril